MERCADO FINANCEIRO
Update de Mercado
Conteúdo para começar a semana bem informado, 05/05/2025
O que é o Update de Mercado da Nomad?
É um material que aborda o cenário macroeconômico atual e a evolução das principais bolsas de valores do mundo, além das principais notícias da semana. Abaixo você vê alguns dos temas abordados, mas para acessar o material completo, basta preencher o formulário a seguir e o conteúdo é baixado diretamente no seu dispositivo.
Cenário macroeconômico
Bolsas de valores
Ao vivo e direto ao ponto
Envie suas dúvidas
Opinião de especialistas
resumo da semana
- Desempenho Semanal EUA: Dow +3,00%, S&P +2,92%, Nasdaq +3,42%, Russell 2000 +3,22%
- As ações dos EUA fecharam em alta na semana passada, com o S&P 500 encerrando a semana com uma sequência de nove dias de retornos positivos - a mais longa desde novembro de 2004. O índice voltou a patamares acima da queda do início de abril após os anúncios tarifários do “Dia da Libertação” de Trump. As big techs subiram se destacaram. A Microsoft teve alta de +11,1% e a Meta +9,1%, impulsionadas por balanços bem recebidos pelo mercado enquanto os resultados da Apple decepcionaram.
- Os rendimentos das treasuries subiram ao longo de toda a curva, à medida que dados econômicos sólidos reduziram as expectativas de cortes de juros. O dólar teve desempenho positivo frente às principais moedas, embora tenha reduzido parte dos ganhos na sexta (DXY +0,5%). O ouro caiu 1,7%, marcando a segunda queda semanal consecutiva. O petróleo teve forte baixa, com o WTI recuando 7,5% e terminando a semana abaixo de US$ 60 o barril (a Arábia Saudita indicou que pode conviver com preços mais baixos por um tempo).
- O humor do mercado esta semana foi impulsionado por mais sinais de redução nas tensões comerciais/tarifárias. Na terça-feira, o presidente Trump assinou uma ordem confirmando um alívio temporário esperado para as montadoras dos EUA. A secretária do Tesouro, Bessent, e o secretário de Comércio, Lutnick, falaram positivamente sobre as negociações em andamento, sendo que Lutnick disse à CNBC que um acordo comercial já foi fechado, faltando apenas aprovação final. Sheinbaum, do México, afirmou ter tido uma conversa muito positiva com Trump e que continuará trabalhando para melhorar a relação comercial com os EUA. As negociações EUA-China avançam, com a China declarando que está “avaliando” as propostas recentes dos EUA. Relatos na sexta indicaram que Pequim pode abrir conversas sobre o fentanil como forma de impulsionar negociações.
- A semana foi marcada por uma serie de dados econômicos melhores do que o esperado. A criação de empregos em abril superou as expectativas. O ISM industrial veio acima do consenso. O núcleo do PCE de março arrefeceu e as vendas de imóveis pendentes atingiram o nível mais alto desde 2023. O mercado ignorou até mesmo a primeira queda trimestral no PIB desde o 1º tri de 2022, impactada por um forte aumento nas importações antecipando tarifas. Ainda assim, o relatório de confiança do consumidor de abril mostrou preocupação, no nível mais baixo desde a primavera de 2020; pedidos iniciais e contínuos de seguro-desemprego também subiram.
- No geral, o otimismo dos mercados foi sustentado por sinais de alívio nas tensões comerciais e a perspectiva de avanços. Além disso, a temporada de resultados do 1º tri continua superando as expectativas, com o crescimento de lucro por ação do S&P 500 agora em 12,8% (vs. 7,2% esperado em 30/mar).
- Foi uma das semanas de pico da temporada de balanços do 1º tri, com várias “Mag 7” reportando. AAPL (+1,9%): receita do iPhone surpreendeu positivamente, mas o segmento de serviços decepcionou e as projeções de crescimento ficaram abaixo do esperado. MSFT (+11,1%) teve forte desempenho, com foco no crescimento do Azure e contribuição crescente da IA. AMZN (+0,5%) teve receita em linha, mas analistas apontaram desaceleração da AWS e impacto de tarifas na rentabilidade. META (+9,1%) teve receita bem acima do esperado, com destaques para sua estratégia de IA, monetização e engajamento, além de aumento nas projeções de capex.
Calendário Semanal
Calendário Semanal
Segunda-feira, 5 de maio de 2025
- 10:45 USD | PMI do Setor de Serviços (Abr)
- 10:45 USD | PMI ISM Não-Manufatura (Abr)
Calendário Semanal
Quarta-feira, 7 de maio de 2025
- 15:00 USD | Taxa-alvo de Fundos Fed
- 15:00 BRL | Balança Comercial (Abr)
- 15:00 BRL | Coletiva de Imprensa FOMC
- 15:30 BRL | Taxa de Juros Selic
Calendário Semanal
Quinta-feira, 8 de maio de 2025
- 09:30 USD | Pedidos Iniciais por Seguro-Desemprego
- 17:00 USD | Fed’s Balance Sheet
Calendário Semanal
Sexta-feira, 9 de maio de 2025
- 09:00 BRL | IPCA Acumulado 12 meses (Anual) (Abr)
- 09:00 BRL | IPCA (Mensal) (Abr)
- USD | Taxa de Desemprego nos EUA (Abr)
Serviços intermediados por Global DTVM
O conteúdo disponibilizado neste material tem caráter exclusivamente informativo e educativo, e não constitui ou deve ser considerado como conselho, recomendação, oferta ou solicitação de quaisquer produtos ou serviços pela Nomad. Toda informação, ferramentas, símbolos, pesquisas, notícias e demais conteúdos têm caráter ilustrativo e não sugere o posicionamento da Nomad, recomendação, solicitação de oferta ou investimento específico. Informações, conteúdos, notícias e pesquisas apresentadas não têm garantia de exatidão e integridade e estão sujeitas a alterações sem qualquer aviso prévio. Quaisquer opiniões, pontos de vista, convicções, hipóteses ou conclusões apresentadas por entrevistados, convidados ou influenciadores são de caráter pessoal e independente destes últimos e não sugerem o posicionamento da Nomad ou do canal administrado pela Nomad. A Nomad utiliza ferramentas de mídias e canais sociais de terceiros para comunicação/divulgação de conteúdo informativo, a exemplo de Instagram, Twitter, Facebook, Spotify, YouTube e Telegram, não sendo filiada/afiliada a qualquer uma dessas ou outras mídias ou canais sociais. Terceiros não afiliados à Nomad podem viabilizar conteúdos, não tendo a Nomad qualquer participação ou responsabilidade sobre e/na elaboração do conteúdo de terceiro. A Nomad não tem o controle de mídias e canais de terceiros. Registra-se que as marcas de terceiros exibidas neste conteúdo pertencem aos seus respectivos proprietários. A Nomad não fornece qualquer tipo de aconselhamento legal, contábil, financeiro ou tributário. Pessoas interessadas em oportunidades de investimento ou serviço financeiro devem consultar um profissional de sua confiança para entender as singularidades e perfil de risco de cada um. Para saber mais, acesse nomadglobal.com/legal. As fontes de dados utilizadas para a elaboração deste conteúdo foram: Banco Central do Brasil, Bloomberg, Finviz, Valor e The Wall Street Journal e Financial Time.